Já cheguei a ler alguns artigos que este assunto tem sido polêmico, de que talvez os perfumes importados sejam melhores que os perfumes nacionais, ou que a fixação dos perfumes importados são melhores, ou que a qualidade dos perfumes importados são maiores do que a qualidade dos perfumes brasileiros.
Ou seja, a galera tem mesmo esta dúvida se eles devem gastar uma fortuna com perfumes importados ou se é seguro pagar por uma fragrância nacional e ainda sim ficar bem satisfeita com o que foi adquirido.
Primeiramente nossa cultura tem colocado na nossa cabeça de que os produtos “lá de fora” são melhores, porque são mais concentrados, ou porque possuem uma mistura de notas mais criativas e tudo mais.
Bom, o Brasil é o hoje é o maior consumidor de perfumes do mundo, é líder, e isto tudo porque as empresas brasileiras estão perfeitamente analisando o mercado nas regiões do Brasil, e além disso, estão produzindo perfumes com muita qualidade.
O Boticário e a Natura por exemplo são líderes no mercado nacional, justamente porque eles possuem flexibilidade na criação de perfumes, para várias situações e vários gostos. Então as empresas brasileiras de cosméticos atendem as NECESSIDADES OLFATIVAS dos brasileiros.
Abaixo, vou citar outros pontos pelo qual pode-se quebrar este paradigma (não estou dizendo quem é o melhor, estou citando pontos para que você tire uma conclusão sobre tudo isso):
Clima: O clima do nosso país requer perfumes menos concentrados em sua essência. Porém, como o país é gigantesco, existe uma parte muito quente, e outra parte muito fria. Mas no Brasil, mesmo as áreas mais quentes podem cair muito de temperatura, dando para qualquer pessoal, uma versatilidade da utilização de um perfume mais forte ou mais fraco.
Agora, na França por exemplo, os habitantes não tomam nem banho de tanto frio que lá faz. Então uma solução é a utilização de perfumes muito fortes que são praticamente perfeito para o clima deles.
Valor: Como infelizmente, nem todos colocamos prioridades para comprar um perfume importado, e nem todos nós nascemos ricos, e ainda por cima temos que enfrentar um imposto absurdo para se adquirir qualquer produto importado, então alguns dos brasileiros preferem utilizar perfumes nacionais, por estarem mais em conta e ainda conseguem ficar inteiramente satisfeitos.
Tem pessoas que nem gostam de perfumes importados por serem bem exagerados. Mas os perfumes nacionais são para NÓS brasileiros, feitos para nós.
Qualidade: os espanhóis são realmente os pioneiros na fabricação de perfumes desde o Renascimento, mas o franceses são culturalmente os melhores fabricantes de perfumes.
Creio sim que grande parte das fragrâncias nacionais são sim uma cópia dos perfumes importados. Mas, tem algo melhor do que ter um aroma importado que você adora adequado ao nosso país?
Fixação: bom, como eu disse em um artigo aqui do blog, vou falar aqui de novo: FIXAÇÃO É RELATIVA. Neste momento, a sua pele vai falar mais alto. As notas fixadoras dos importados são as mesmas dos nacionais, porém, talvez em menor concentração. As pessoas confundem muito um perfume ser mais concentrado com ser mais fixador
As chances de um EDP fixar em sua pele é maior, mas isso não quer dizer que a fragrância vá fixar.
Eu gosto muito de perfumes importados, e acho sim que deve ser adquirido para o seu arsenal de perfumes, mas não devem ser fragrâncias que devemos dar certa prioridade por qualidade, ou por fixação.
Os produtos nacionais possuem uma linha de perfumes para qualquer pessoa, em qualquer situação, tanto fortes quanto fracos, e a maior parte tem conquistado nossa sociedade. E precisamos adotar este tipo de pensamento daqui pra frente, porque os fabricantes brasileiro estão fazendo o melhor trabalho.