Perfume de baleia: o que é e a opinião dos ativistas

O que é o perfume de baleia?

O perfume de baleia também é conhecido como âmbar cinzento. Basicamente, essa fragrância consiste no vômito de algumas espécies da baleia cachalote (que está em extinção). Esses animais sofrem com reações no seu estômago por conta de determinados alimentos, que são colocados para fora. É um líquido preto, pegajoso e nada agradável que é produzido na vesícula biliar dos mamíferos.

Depois de algum tempo na água do mar, em contato com o sol e o mar, o âmbar cinzento fica doce e forte. Ele clareia a sua cor e fica em forma sólida. É um líquido considerado valioso e raro e, por conta disso, uma grama dele pode ultrapassar o valor de R$ 20,00. 

O prestígio conferido ao perfume de baleia se dá por conta da fragrância única do produto. Além disso, ele é conhecido por ter uma fixação surpreendente do aroma, o que faz com que ele seja muito procurado. Suas principais características reúnem a sexualidade e sensualidade. Como esse líquido só surge de determinados animais em circunstâncias específicas, é muito raro encontrá-lo.

Qual é a posição dos ativistas sobre o perfume de baleia?

Esse líquido entrou em pauta por conta da participante do Big Brother Brasil 2020 (BBB 2020), Rafa Kalimann, que supostamente possuía um frasco do perfume de baleia no valor de R$ 6000,00 dentro da casa mais vigiada do Brasil. Por conta dessa exposição, os ativistas dos animais contestaram a posse da sister e criticaram o uso do âmbar cinzento como perfume. É importante destacar que a informação de que Kalimann possuía o âmbar cinzento não foi confirmada. Segundo a prima da ex-participante, ela teria levado um perfume internacional de valor baixo. A familiar também comentou que Rafa não possui um perfil consumista e, portanto, essa informação não procedia.

Na época, por conta da falta de confirmação, duas discussões foram levantadas: a primeira consiste na questão da causa animal. As baleias cachalotes já estão em extinção e, o âmbar cinzento, é apenas produzido por uma parte desses animais. Outras pessoas focaram na questão do valor alto pelo qual o perfume de baleia é comercializado.

Luisa Mell, uma ativista muito conhecida da causa animal, criticou Rafa Kalimann por conta do perfume de baleia. O argumento de Luisa foi de que as baleias cachalotes são exploradas e mortas para que o produto possa ser produzido. Diversos outros ativistas e pessoas envolvidas na causa animal também se manifestaram. No início de 2020, época em que a informação foi divulgada, alguns internautas se manifestaram questionando sobre o preço tão expressivo do produto.

Apesar de ser um líquido expelido pelas baleias, o âmbar cinzento era normalmente retirado das baleias através da caça e morte desses animais. Alguns países chegaram a proibir o produto, como a Austrália e os Estados Unidos. A procura tão constante pelo perfume fazia com que 5 mil baleias morressem anualmente. Hoje em dia, no entanto, já foram desenvolvidas substâncias sintéticas idênticas à original que não prejudicam os animais.

Conheça aqui os melhores perfumes femininos.

Artigos Relacionados

Quer Mais👇