Por que perfumes franceses são melhores?

Existem diversos mitos difundidos pela sociedade acerca de por que perfumes franceses são melhores. Algumas pessoas afirmam que os perfumes são melhores porque os franceses passam muito tempo sem tomar banho, enquanto outros afirmam que essa fama vem dos grandes investimentos no setor.

Mas você sabe porque perfumes franceses são melhores? Nesse texto, iremos falar um pouco mais sobre a origem das melhores fragrâncias, bem como os motivos que levaram os franceses a carregar o título de países com os melhores perfumes do mundo.

Dessa forma, se você não quer perder nenhuma curiosidade acerca do mundo da perfumaria e dos motivos que levam a França a ter as melhores fragrâncias, recomendamos continuar a leitura do texto a seguir. Nele, você fica por dentro de tudo que reunimos acerca do tema, bem como tirar qualquer dúvida que paira sobre a perfumaria francesa.

Como e onde surgiu o perfume?

Os aromas que sentimos são capazes de despertar memórias, reviver sentimentos e relembrar emoções. Para se ter uma ideia, a rainha do Antigo Egito, Cleópatra, seduziu o imperador Júlio César ao usar um perfume cuja base eram os óleos extraídos das flores.

Assim sendo, ao voltar um pouco mais no tempo, é interessante destacar que os homens costumavam invocar os deuses utilizando fumaça. Para isso, queimavam determinadas ervas, cuja fumaça liberava inúmeros aromas.

Foi justamente aí que surgiu o termo “perfume”, que em latim se escrevia “per fumum” ou “através da fumaça”.

A criação do perfume remonta pelo menos 3000 anos atrás. Especialistas indicam que foi na Arábia e na índia onde surgiram os primeiros perfumistas. Dessa forma, eles criaram colônias por meio da maceração das pétalas de rosas.

Isso porque tanto os árabes quanto os indianos possuíam diversos tipos de conhecimentos em medicina, química e na higiene. A partir de então, no século X, criou-se o que se conhece por água de rosas, a partir da destilação dos óleos essenciais dessas plantas.

Em seguida, foram criados os perfumes Eau de Toilette, Eau de Parfum e vários outros que são conhecidos atualmente e que você aprenderá um pouco mais sobre eles no tópico seguinte.

Tipos de perfumes

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a origem dos perfumes, está na hora de descobrir quais são os tipos existentes. Abaixo, você confere cada um deles:

Deo colônia: trata-se de um tipo de perfume mais suave, cuja concentração de essência não ultrapassa 10%. Geralmente, a fixação do perfume pode variar de duas até 4 horas.

Eau de Cologne: aqui, temos outro tipo de perfume em menor concentração decência, variando de 4% até 12%. Um cheiro leve, geralmente presente em perfumes cítricos, voltados para o dia a dia. Sua fixação não ultrapassa 5 horas.

Eau de Toilette: na sequência, temos perfumes considerados mais comuns e populares. Isso porque a concentração de essência nos perfumes Eau de Toilette varia de 8% a 14%. A fixação pode chegar até 8 horas. Grande parte dos perfumes tradicionais são deste tipo.

Eau de Parfum: os perfumes Eau de Parfum possuem grande concentração de óleos essenciais. Essa concentração varia de 15% até 20%. Logo, tende a fixar mais na pele, podendo variar de 8 até 12 horas.

Parfum: por fim, o último tipo de perfume é o Parfum. Dentre todos da nossa lista, este é o que apresenta maior concentração de óleos essenciais, chegando até 40%. Além disso, tanto a fixação quanto a projeção também são enormes, superando as 14 horas.

Por que perfumes franceses são melhores?

É fato que os perfumes franceses são os mais procurados e figuram na lista dos melhores do mundo. Muito disso se deve ao fato de que as fragrâncias são extremamente atraentes, duradouras, fortes e exóticas. Mas, exatamente por que perfumes franceses são melhores? É o que você confere abaixo:

Muito frio e pouco banho

Como dito anteriormente, muitas pessoas acreditam que as fragrâncias chegaram ao patamar que estão porque os franceses não possuem o hábito de tomar banho todos os dias. Sendo assim, podemos dizer que essa afirmação está correta, pelo menos em parte.

Durante o inverno europeu, a França sofre com quedas bruscas de temperatura, o que fazia com que as pessoas evitassem o banho durante vários dias. Assim, era necessário recorrer a fragrâncias fortes, que duravam muito tempo, de modo a diminuir o mau cheiro das pessoas, especialmente os nobres.

Já pensou ter que tomar banho em um frio congelante nos Alpes franceses? Difícil, não é mesmo? O melhor a se fazer é dar algumas borrifadas generosas de perfume e fingir que o banho nunca existiu (rsrs).

Porém, não foi só isso o responsável por fazer com que a França desenvolvesse os melhores perfumes. Sendo assim, vale a pena destacar outro fator que contribuiu diretamente para isso, que é:

Largo desenvolvimento de pesquisas e estudos na perfumaria

Uma das grandes responsáveis pelo largo desenvolvimento dos estudos e pesquisas no ramo da perfumaria foi a cidade de Grasse, que viu seu apogeu no início do século XIX.

Ela se tornou a cidade onde era possível encontrar milhares de aromas artificiais criados a partir da química. Esses aromas costumavam remeter o cheiro aos elementos encontrados na natureza. Portanto, foi justamente a partir do momento do aparecimento das matérias primas sintéticas que o estudo dos aromas e da perfumaria mudou de forma significativa.

Em pouco tempo, centenas de pessoas passaram a se dedicar a realizar pesquisas, mesclar e produzir diversos tipos de fragrâncias, fazendo com que a perfumaria na frança se tornasse uma das mais avançadas de todo o mundo. Portanto, se você quer saber por que perfumes franceses são melhores, esses são os dois motivos principais.

Cursos de formação de perfumistas da França

Devido ao grande avanço dos franceses em relação a perfumaria mundial, é possível encontrar uma vasta gama de cursos de formação de perfumistas pelo país.

Portanto, se você tem interesse em se tornar um criador de perfumes, pode contar com o setor que investe pesado na especialização de perfumistas, bem como na pesquisa de novos aromas, movimentando o mercado que gera milhões de euros ao ano.

Assim sendo, temos que o mercado de perfumaria está em constante expansão e todos os dias surgem novas tendências capazes de movimentar o segmento.

Com isso, finalizamos o nosso texto. Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para sanar as suas dúvidas. Se sim, não esqueça de deixar a sua curtida e compartilhar com seus amigos. Nos vemos nos próximos posts!

Quer Mais👇